domingo, 19 de abril de 2009

Apanhar enxames...

Realmente depois de mais de uma semana sem poder inspeccionar as colmeias devido ao mau tempo, só poderia ter dado neste resultado: 5 enxames que saíram ontem e quase todos à mesma hora! Eu não queria que eles saíssem mas o inevitável aconteceu e assim depois tive que os apanhar... Ainda consegui gravar estes momentos de azáfama em foto e vídeo. Por isso aqui ficam 2 vídeos para ilustrar esta época apícola de grande actividade.

Aqui fica o vídeo de um enxame a sair da colmeia.

video

E para quem nunca apanhou um enxame aqui fica mais um vídeo de como pode fazer. Este foi o método que eu aprendi com apicultores mais experientes, mas com certeza existem outros.

video

Esta operação foi repetida 5 vezes só ontem, mais do que eu desejaria mas não fico descontente porque consegui apanhá-los a todos!


34 comentários:

  1. Ola colega Hugo.
    Ontem foi mesmo um dia para os enxames sairem, eu ca tive mais sorte consoante o ponto de vista so saiu um enxame das minhas colmeias e apanheio :D

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Eu pessoalmente nunca gosto de deixar sair enxames das minhas colmeias mas apicultor que é apicultor gosta de apanhar um bom enxame. É o bichinho abelha a mexer connosco... :-)

    Abraços

    ResponderEliminar
  3. Olá Hugo,
    De facto as práticas tradicionais apícolas associadas à qualidade, quantidade e calendarização da flora em Ponte de Sor potenciam muito a enxameação.
    Não acho que haja muito a fazer enquanto não se passarem uns anos com novas práticas apícolas.
    Mas... deixem-nos lá divertir a capturar enxames, este fim de semana também capturei um, e foi tal a "habilidade" que tive de me empoleirar em cima de uma colmeia em actividade...
    JPifano

    ResponderEliminar
  4. Eu tambem nao mas epa ja desde o ano passado que nao via nem apanhava nenhum que ate soube bem so apra manter a pratica...ahah
    Mas agora ando a ver se as outras tambem nao enxameiam porque senao vao-me logo estragar a produçao..

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Isto realmente só lá vai quando chegar uma nova geração de apicultores da qual eu faço parte e muitos como você e quem frequenta blogues e fóruns de apicultura.

    Mas até lá resta-me esperar que a velha geração dê espaço aos mais novos, que infelizmente são bem poucos...

    Abraços
    Hugo Martins

    ResponderEliminar
  6. Faz parte da sua biologia, eu pessoalmente não me importo que uma colónia enxameie.
    Parabéns por ter apanhado-los a todos.
    Abraço
    Ferradela

    ResponderEliminar
  7. reparei no 1º video do qual está a sair o enxame, que a colmeia mantém a grade de protecção na entrada. Pergunta: - deve-se manter a grade nesta altura? É que eu costumo tirá-las logo no inicio da actividade quando começa a floração e o tempo mais quente.
    Cumprimentos
    Antonio Ramos

    ResponderEliminar
  8. Eu mantenho as grades de protecção todo o ano porque os escaravelhos pretos, também chamados "zurras" nalgumas partes do país, existem em abundância todo o ano e quando entram danificam as ceras....

    Abraços
    Hugo Martins

    ResponderEliminar
  9. Eu uso o mesmo método excepto tirar os quadros antes de sacudir o enxame, parece-me que as abelhas se acomodam mais depressa, agarrando-se logo à cera.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  10. O método é bom e funciona bem, eu também faço assim, apenas com uma diferença, coloco todos os quadros e faço cair o enxame para dentro da colmeia. Explico porque faço isto: quando se mete o enxame dentro sem quadros, ao colocá-los corremos o risco nequela azáfama toda de entalar e matar a rainha, porque não sabemos onde ela se encontra. Esta é uma opinião e acho que é conversando que vamos aprendendo.

    ResponderEliminar
  11. Realmente é um bom ponto de vista. Ainda não tinha pensado nesse pormenor porque até à data ainda não calhou acontecer...

    ResponderEliminar
  12. Bom dia Sr Apicultor

    Quero iniciar-me na Apicultura. Tem ou conhece quem me possa vender algum enxame para eu começar ?

    Pode contactar-me pelo e-mail :
    manuelwsantos@gmail.com

    Obrigado

    ResponderEliminar
  13. Grande asafama e o tempo nao tem ajudado nada pois nao tenho ido as minhas para ver o que se passa. por acaso sabe o que fazer quando a criaçao esta a morrer pois fica com um buraco no alveolo e depois aparece morta na tabua de vou.

    ResponderEliminar
  14. Boas tardes!

    O problema da criação morta nesta altura do ano pode ter origem em 2 factores...

    Ou a colónia está a fazer o arranque primaveril depressa de mais e com o frio da noite a colónia não consegue aquecer a criação toda e esta morre...;

    Ou está a ser afectada pela cria de cal (uma doença causada por fungos) devido ao excesso de humidade dentro da colónia... neste caso a criação morta aparece na tábua de voo com o seguinte aspecto: branca quase que mumificada ou então completamente negra o que significa que a doença já está muito avançada...

    Contudo só uma avaliação pormenorizada da colónia num dia favorável pode dar mais dados para se poder fazer um diagnóstico fiável...

    Abraço
    Hugo Martins

    ResponderEliminar
  15. Eu ontem vi um enxame a passar a frente da minha casa e segui-o. Vi onde pousaram e fiz uma colmeia rápido. O enxame estava pousado num pinheiro baixo. Eu pus a colmeia em cima do enxame será que elas entram lá para dentro?

    ResponderEliminar
  16. Boas!

    Possivelmente não entrará porque quando elas se deslocam geralmente já escolheram o local onde irão formar a nova colónia. O que poderia ter feito era bater o enxame para dentro da colmeia uma vez que estava ao seu alcance em vez de colocar apenas a colmeia por cima. Mesmo assim não é certo que elas ficassem lá. Quando elas teimam num lugar geralmente não aceitam mais nada...

    Abraço

    ResponderEliminar
  17. oi eu vivo na regiao da bairrada e queria saber onde e quando é que as abelhas saem das colmeias eu nao tenho fato nem nada por isso gostava de saber como apanhalas sem me picarem muito

    ainda sou jovem e gostava de me iniciar na apicultura

    ResponderEliminar
  18. Boa noite!

    A enxameação depende de 2 grandes factores: das abelhas e da região em que elas estão. As abelhas porque a tendência para enxamear varia de rainha para rainha e a região porque vai influenciar o desenvolvimento da colónia ao longo do ano, ou seja, para mim a época da enxameação começa no fim de março e no norte do pais apenas em abril ou talvez maio...

    Sem fato não existe garantias de não te picarem muita vez, mesmo com o fato é uma incógnita. Mas talvez devas aconselhar-te junto de um apicultor da tua zona que te pode arranjar também um enxame ou dois para iniciares a tua actividade.

    Abraços
    Hugo

    ResponderEliminar
  19. obrigado pela resposta mas queria saber mais uma coisa

    vi na net como fazer uma colmeia e gostava de fazer uma ou duas acha que essas colmeias sao boas para me iniciar???

    ResponderEliminar
  20. eu nao tenho quadros podiame dizer uma maneira de fazer uns quadros é que eu so queria gastar dinheiro quando for mais velho ???(ou seja a minha mae so me deixa gastar dinheiro nisso quando for mais velho)

    ResponderEliminar
  21. Boas!

    Eu por acaso conheço uma pessoa que a partir de qualquer pedaço de madeira faz uma colmeia. O que é importante é respeitar as medidas do interior da colmeia e o espaço abelha. Eu recomendava que antes de fazer uma colmeia visse uma ao vivo ou até mesmo adquirisse uma para se iniciar e a partir dela construir as restantes. Assim teria a percepção de como deve ser e não apenas baseado em planos de construção retirados da internet.

    Tenho que admitir que a bricolage também dá uma certa diversão à coisa mas se não ficar bem feita pode trazer alguns inconvenientes para a apicultura...

    Contudo depois para arranjar os enxames com colmeias novas não é fácil... porque elas preferem as que já estão usadas. A não ser que conheça alguém que lhe arranje os enxames a custo zero. Não conehce ninguém que consiga arranjá-los?

    Abraços
    hugo

    ResponderEliminar
  22. nao sei talvez um carpinteiro que vive perto da minha casa (ele tambem e apicultor)me arranje um mas nao tenho acerteza
    eu consigo arranjar as medidas de uma colmeia para fazer uma

    o meu visavo tinha mas ele ja faleceu e as colmeias dele ja apodreceram

    eu tenho um cortiço mas nao sei se dá
    tambem posso la por o enxame??
    obrigado pelo esclarecimemto sempre que tiver duvidas mando uma mensagem

    ResponderEliminar
  23. Sim nos cortiços também dá para meter lá enxames mas depois não consegues fazer nada com eles... Para aprender apicultura é melhor as colmeias. Vai lendo bastante sobre apicultura e se tiveres oportunidade de aprender com outro apicultor seria óptimo!

    Qualquer dúvida estarei sempre aqui!

    ResponderEliminar
  24. posso por em vez de cera de abelha por cera de vespa??

    ResponderEliminar
  25. Bom dia.
    Dentro de algum tempo gostaria de iniciar a minha propria actividade apicula. Sabe me dizer se ainda estão à disposição alguns fundos do estado para esse efeito? E na altura de venda do mel como é feito o negocio?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  26. ola hugo!
    vende enxames? se sim e ja agora a que preço.
    cumprimentos

    ResponderEliminar
  27. Ex.mos senhores apicultores e curiosos, como eu. Pela primeira vez visito um blog de apicultura e apicultores, como curioso com potencialidades de vir a ser um praticante. Tenho de herança alguns cortiços e algumas colmeias. Queria ver se estas voltavam a ter residentes. Como faço? Cumprimentos

    ResponderEliminar
  28. Boa noite Hugo,

    Pretendo iniciar atividade apícola na região de Évora. Estou a recolher informação e a ler algumas coisas,mas gostaria de saber qual considera ser a melhor altura do ano para começar...Qual é a sua opinião?

    Conhece apicultores desta região que possam facultar-me uma colmeia para iniciar?

    Cumprimentos.

    Cristina

    ResponderEliminar
  29. boa noite gostaria de saber que fazer para atrair abelhas ;tenho 10corticos novos e 2 colmeias sem emxames ,no ano anterior comprei cera as abelhas visitaram mas nenhuma se interecou em ficar :agradecia imformacao pois adoro as abelhas

    ResponderEliminar
  30. Boa noite carlos!
    Para atrair enxames a minha experiência diz-me que o material que já foi usado é o melhor para os atrair! O material novo não se torna apetecível para elas mesmo que reuna todas as condições ideais para instalar um enxame. Para além do mais material novo "a povoar" é uma óptima oportunidade de negócio para os ladrões!

    Pode sempre comprar uma pasta de seu nome abejar que supostamente atrai os enxames. Eu deixei de a usar porque nos últimos tempos já não ponho nada a povoar porque faço controlo da enxameação (pelo menos tento... lol) e faço muitos desdobramentos das colmeias que tenho!

    espero ter ajudado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas tardes Hugo
      Há tempos formou-se uma colmeia num caixote de arrumos terreno perto dos Karts de Palmela. Como não pretendo iniciar-me na atividade de apicultura, quero aproveitar este fórum para divulgar o meu contato para quem esteja interessado em ficar com as abelhas tendo apenas de se deslocar à morada.

      Tlm: 965234254

      Cumprimentos
      Hugo Morgado

      Eliminar
  31. Boa tarde Hugo eu acabei agora um curso de apicultor e gostava de adquirir núcleos ou desdobramentos o senhor sabe de algum apicultor que queira vender agradecia informação. Pode contactar-me pelo email. leitao_0@hotmail.com
    Cumprimentos António Leitão

    ResponderEliminar
  32. Alguém
    sabe uma forma de retirar um enxame de abelhas de um local inapropriado?

    ResponderEliminar